Imagem da lateral da busca
Limpa os float da busca

Jailbreak: acesso aos aplicativos que a Apple não quer que você use




Em 2007, quando nasceu, o jailbreak era pouco conhecido entre os usuários do iPhone. As vantagens eram poucas, a comunidade era pequena e havia muita confusão em relação ao processo, sem contar as confusões com pirataria.

O tempo foi passando e a comunidade hacker cresceu. Hoje, o processo se tornou mais simples e cada vez mais usuários fazem jailbreak em seus smartphones. O grande motivo? Ter acesso no iPhone a aplicativos e recursos que a Apple não quer que você use.

Estamos falando de tranformar, por exemplo, o smartphone em um roteador sem fio, instalar temas personalizados, fazer modificações que facilitam o uso do iOS ou até mesmo rodar Flash. E é justamente sobre isso que falarei aqui no Blog do Jailbreak.

Entendendo o Jailbreak

Quando se fala em jailbreak, ainda há muitos que ficam perdidos. “Fazer o jailbreak”, de forma (extremamente) simplificada, significa liberar o acesso das pastas do sistema do iPhone e instalar o aplicativo Cydia.


O Cydia, é uma loja alternativa, similar à App Store, que oferece aos desenvolvedores um espaço para distribuir aplicativos que não foram autorizados pela Apple.

É importante lembrar que, portanto, fazer o jailbreak não desbloqueia o iPhone. Atualmente, o desbloqueio de operadora é feito pelo ultrasn0w, que é um aplicativo que pode ser baixado e instalado por meio do Cydia.
Não é ilegal

Isso precisa ficar claro: jailbreak não é pirataria. Mas também é preciso admitir que, ao liberar certas funções, é possível instalar gratuitamente aplicativos pagos, por isso a confusão. Ou seja, depende do uso que você fará desse recurso. Macworld Brasil, logicamente, é contra a pirataria.
Métodos para o jailbreak

Há vários métodos para libertar o iPhone das restrições da Apple. O atual (e mais simples de todos) é o Jailbreakme.com, para o iPhone 3G, 3Gs e 4 ou iPod Touch 2G ou 3G com iOS 4. A versão mais recente do firmware (iOS 4.0.2), porém, ainda não tem um jailbreak disponível, exceto para o iPhone 3G e iPod Touch 2G. A solução para os outros modelos, por enquanto, é voltar para o 4.0.1.

No caso dos idosos iPhone 2G e iPod Touch de 1ª geração, o jailbreak para o software 3.1.3 é feito por meio da ferramenta Spirit.

O iPad também pode receber o jailbreak e utilizar multitarefa e outros recursos. Assim como o iPhone, a versão mais recente (3.2.2) ainda não tem um desbloqueio, mas o jailbreakme.com pode ser utilizado no iOS 3.2.1.

E a garantia do meu iPhone? Dá pra tirar o jailbreak?

O jailbreak já foi legalizado nos EUA: é um direito do consumidor poder instalar softwares de terceiros em seu iPhone. Mas, para a Apple, ainda é algo proibido. Ao fazer o jailbreak, o usuário perde a garantia do aparelho.

Mas é possível se livrar da modificação. Basta fazer uma restauração no iTunes e todos os traços de que seu iPhone já foi livre serão completamente apagados.

0 comentários:

Postar um comentário