Agora basta digitar uma letra e o Google mostra uma página inteira com links. Então nos perguntamos: quais os sites mais bem colocados para cada letra?
A. A Amazon começou na era da internet lascada, em 1995, como livraria virtual, mas hoje vende de tudo - de perfumes a videogames. Tem até o seu próprio leitor eletrônicos de livros digitais, o Kindle. É a maior loja virtual nos EUA, com receita três vezes maior que o segundo colocado, a Staples.com. O nome foi escolhido em homenagem ao rio Amazonas, o maior do mundo, e também por começar com a letra A, que lhe garantiria boa posição em listas alfabéticas. Parece que deu certo.
B, E, K, L, R, S e T. A BestBuy é a primeira de uma série de grandes varejistas que domina o alfabeto googlico nos EUA. Como são consumistas esses ianques. Além da loja de eletrônicos na letra B, temos também Kohls.com, Lowes.com, Rei.com, Sears.com (desbancando o Skype) e Target.com (dançou, Twitter). E se você não encontrar o que quer em nenhuma dessas, sempre resta o eBay. Quer comprar a edição original da origem do Super-Homem recontada pelo genial John Byrne e não encontra nem na Amazon.com? Provavelmente você vai encontrar no eBay.com, o maior site de leilões virtuais do mundo. Tem lá, por exemplo, uma versão promocional rara, que não chegou a ser vendida. Quem tiver US$ 99 sobrando, pode ir no link bit.ly/b8mpVs .
C. Criado por Craig Newmark em 1995 como uma lista de emails que dava dicas sobre eventos na área de São Francisco, o Craigslist.com hoje é o maior site de classificados online dos EUA. Boa parte dos anúncios é gratuita, e o site atualmente está em várias cidades do mundo, Rio e São Paulo inclusive.
D & Q. Sem muito mistério, o Dictionary.com é um dicionário da língua inglesa. Além de definições, traz palavras cruzadas, tradutor, citações e enciclopédia. Citações também podem ser encontradas na letra Q, no brainyquote.com, que traz frases de famosos, como Madre Teresa de Calcutá: "Sentimos que somos apenas uma gota no oceano. Mas o oceano seria menor sem essa gota."
F. Do jeito que a coisa vai, em pouco tempo o Orkut deixará de ser uma excentricidade brasileira para se tornar peça de museu virtual. Até por aqui, último bastião da rede social do Google, o Facebook cresce a passos largos. O terceiro lugar da letra "F" também merece menção. É o nosso querido Firefox, que tirou a Microsoft da letargia monopolista e iniciou uma nova geração de browsers que reanimou a web.
G. Na letra G o Google joga em casa e traz na liderança o seu serviço de email, primeiro a dar aos usuários espaço de armazenamento na casa dos gigabytes. Hoje são sete gigas para cada um, e tem gente que consegue estourar a caixa. Em segundo lugar vem o Google Maps e, em terceiro... o google.com. Mas me explica: quem é que vai no Google procurar o Google?
I. Ingvar Kamprad cresceu na fazenda de Elmtaryd e frequentava a paróquia de Agunnaryd, quando era apenas uma criança no sul da Suécia. Aos 17 anos, o rapaz resolveu fundar a Ikea, que se tornou a maior loja de móveis e decoração do mundo. E ficou também com o primeiro lugar no Google numa letra onde a competição é dura, deixando para trás o imdb.com, o iPhone e o iTunes. Inspirador.
H & Y. O H é de um dos principais rivais do Google, o Hotmail. Pioneiro no webmail (criado em 1996), hoje faz parte do Live.com, da Microsoft, e funciona integrado a serviços como o MSN Messenger. No Y, está outro concorrente, o Yahoo.com, site de buscas que dominava a internet antes do surgimento do Google. À frente do YouTube, vejam vocês...
J & O. A JetBlue é uma empresa aérea americana que oferece voos a preços mais em conta. Bem cotada em fóruns pela web afora. Mas se você quiser pesquisar outras companhias, vá até a letra O, onde está o Orbitz.com. Basta informar cidade de origem e destino e data da viagem que o site busca os voos disponíveis. Tem também reserva de hotel e aluguel de carro.
M. Site de mapas com informações sobre tráfego, condições de estradas, lojas e restaurantes próximos, entre outros serviços. Funciona nos EUA e outros países. Não é conhecido aqui, mas lá certamente faz muito sucesso, pois deixou para trás o decadente MySpace (alguém ainda usa?) e o MSN.
N & P. Nessas duas letras estão as novas formas de se alugar filmes e ouvir rádio. Na Netflix o cidadão moderno aluga um filme ou série e assiste diretamente no televisor, através de um conversor conectado que envia o arquivo pela internet. A Pandora é uma rádio online que sugere novos artistas e monta listas de músicas com base no que o internauta ouve e gosta. Dizem que é o futuro.
U, V, W, X, Y & Z. No fim do alfabeto encontramos uma verdadeira salada. Temos os correios lá deles (Usps.com), uma das maiores operadoras de telefonia e internet banda larga do país (Verizon.com), um sitede previsão do tempo (Weather.com), o videogame da Microsoft (Xbox.com) e uma rede de imobiliárias (Zillow.com). É... por lá, pode-se resolver todos os problemas pela internet
Números. Aqui temos uma aula de cultura pop contemporânea. James Bond domina o 0 e Jack Bauer, o 2. No 3 surge o Nintendo 3DS e, no 4, o 4chan.org, origem das mais abjetas brincadeiras de mau gosto da web, mas também de fofices como os lolcats. O 5 fica com o rapper 50 cent, o 6 com o programa de entrevistas 60 Minutes e o 9 com o seriado 90210 ("Barrados no Baile"). Destoando dessa lógica, o 1 traz a 14ª emenda da constituição americana, que institui direitos importantes, como o da cidadania para os negros. Para fechar, o 7-zip.org oferece um programa de compressão de arquivos e o 8, uma loja de materias de construção (84lumber.com). Essenciais para qualquer família.
E NO BRASIL? No google.com.br o alfabeto fica assim: Americanas, Baixaki, Correios, Dicionário, Enem, Facebook, Globo, Hotmail, Itaú, Jogos, Kboing, Letras de músicas, MSN, Net, Orkut, Ponto Frio, Quinta, Receita Federal, SBT, Tradutor, UOL, Vagalume, Wikipedia, Xadrez, YouTube e Zero Hora.







0 comentários:
Postar um comentário